Fã do azerbaijano Garry Kasparov, o enxadrista mineiro Vitor Amorim Fróis conquistou, no dia 23 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), a medalha de ouro no xadrez pensado masculino dos Jogos Escolares da Juventude, para alunos-atletas de 12 a 14 anos. Vitor encerrou a competição com 4,5 pontos, dos 5 possíveis. Com o resultado, Vitor garantiu a vaga para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano da categoria, que será realizado em dezembro, na Colômbia.
Campeão dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, Vítor aprendeu a jogar xadrez com seis anos, na escola. Para evoluir na modalidade, ele estuda confrontos históricos do maior enxadrista de todos os tempos. “Sou fã do Kasparov. Ele cria posições de ataque que antes não pareciam existir. Faz o impossível parecer fácil”, disse. Estudante do Colégio Atena, de Araxá (MG), é associado da AABB local.
O torneio masculino dos Jogos Escolares da Juventude contou com 25 atletas, sendo 12 com ranking na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e oito ranqueados pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). A competição foi disputada no sistema suíço, com cinco rodadas e uma hora de tempo para cada atleta, com dez segundos de acréscimo após cada movimento. Todos os resultados, incluindo partidas inteiras dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, podem ser visualizados neste link.
Os Jogos Escolares da Juventude foram realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). “O xadrez é uma modalidade que ajuda bastante no desenvolvimento intelectual da criança. Vejo com bons olhos quando um associado nosso tem uma performance desse nível, fato que ajuda a refletir a imagem do Sistema AABB para o mundo. Isso é motivo de muito orgulho”, disse o presidente do clube, Sergio Borges.
Com informações do COB
Foto: Ana Patricia/COB