Numa época em que a evolução do voleibol exige atletas cada vez de maior estatura e bom desempenho técnico, olheiros da Seleção Brasileira estão garimpando jogadores com esse perfil por todo o país. Um desses atletas é a abebeana Yasmin Quirino, categoria infantil, que está desde novembro do ano passado no CT da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema (RJ), para um período de testes.
Atleta de voleibol da AABB Natal, Yasmin, 14 anos e 1,84 de altura, treinada pelo casal Ricardo Freitas e Francileide Custódio (Pequena), conseguiu se destacar na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros. E junto com mais um grupo de catorze jogadoras foi escolhida para iniciar um trabalho de preparação especial, com objetivo de suprir algumas carências da equipe feminina do Brasil num futuro próximo.
Esse trabalho de acompanhamento não é mistério para os treinadores da AABB Natal, uma vez que Yasmin é a terceira atleta que eles conseguem emplacar para realizar períodos de treinos acompanhados nas divisões de base da seleção. “Além da Yasmin, as atletas Luci Matias e Bruna Pavan, hoje capitã da Seleção Brasileira infantil, também iniciaram o esporte no clube”, ressalta a treinadora Francileide Custódio.
Ciente do papel de clube formador de novos talentos, o gerente de Esportes da AABB Ricardo Freitas, deixa aberto o convite para os jovens das categorias masculino e feminino que estão interessados em ingressar na carreira do voleibol. “Aquele garoto ou garota que tiver uma boa estatura e quiser praticar vôlei, pode vir fazer teste na AABB. Nós estamos aqui de segunda a sexta a partir das 14 horas e basta me procurar”, disse.
A atleta sonha com a possibilidade de seguir a carreira e espera conseguir aproveitar essa grande oportunidade. “Fui pega de surpresa com essa minha pré-seleção, mas estou determinada a fazer o melhor, apesar de estar bastante ansiosa para ver o que vou encontrar lá. Mas jogando vôlei é uma forma que encontrei de me sentir bem, fazendo aquilo que gosto”, disse Yasmin.