O dia 19 de novembro foi de muita agitação e rivalidade na piscina da AABB Palmas, com o Primeiro Torneio de Biribol. Ao todo, cinco times se inscreveram para a disputa, sendo três de Palmas e dois de Araguaína, cidade localizada a 400 km de Palmas. Além da rivalidade e lindas jogadas, foi utilizado pela primeira vez o “desafio”, ou seja, a revisão da jogada por meio de imagens gravadas. Foi a primeira vez no país que o desafio foi usado em competições dessa modalidade.
Segundo o filho do criador do Biribol, Tony Miguel Deotok, que participou do evento em um dos times de Araguaína, mencionou que “nem em São Paulo, onde nasceu o biribol, ouvimos falar do desafio nas piscinas. Estamos de parabéns aqui no Tocantins”, elogiou.
Durante o Torneio, lances polêmicos foram resolvidos em poucos minutos, mostrando profissionalismo e inovação tecnológica. O atleta Kadu Vasconcellos foi o responsável pela edição das imagens e pela arbitragem de mesa. “A experiência tecnológica foi positiva e surpreendente. Fácil de operar, o ‘desafio’ trouxe a todos os presentes a segurança de um campeonato isento, justo e moderno. Esperamos que a ideia se fixe e que possamos cada vez mais aprimorar a qualidade do desafio”, explanou.
Todos jogaram contra todos. A final foi disputada à noite entre dois times de Palmas: ‘Porcos D’Água’ (Pelágio Nobre, Eliseu Hirsch, Fabrício Freire, Hélio Ferreira e Raul) e Mix (Júnior, Cláudio, Henrique, Leonardo e Marcelo Krutschock). O placar final foi 2 sets a 0 para a equipe Porcos D’Água, que se sagrou campeã.
Em terceiro lugar, ficou a equipe Divéio, de Araguaína. Após as partidas, os jogadores realizaram um churrasco, finalizando tudo em uma bela confraternização com promessas para novos desafios em 2017.
O presidente da Federação Tocantinense de Biribol e diretor de esporte na AABB, Aloísio Mazzarolo, comemorou a inovação do ‘desafio’ e fez o balanço do ano. “Encerramos o ano com chave de ouro. Vários torneios foram realizados, com apoio e presença constante dos atletas. Realizamos campeonatos de duplas, quartetos, JESAB, e nos reinserimos no campeonato goiano. Isso mostra a força do esporte e apenas ocorreu por meio do apoio irrestrito da AABB. Ano que vem tem mais”, prometeu.