O segundo dia do Encontro de Dirigentes Cedidos, Liberados e Presidentes de AABBs de Capital iniciou com a apresentação na plenária das boas práticas selecionadas pelos grupos de trabalho. Um relator de cada grupo apresentou um caso de sucesso debatido entre os dirigentes. O tema campeão na preferência dos dirigentes foi a expansão da base de associados.
Na sequência, o vice-presidente Pedro Paulo Campos Magno, juntamente com o assessor Francisco Herculano Cunha, apresentou o Acordo de Trabalho dando destaque para três pontos: um retrato de como fechou o ano de 2015; como estavam as pontuações para este ano e as mudanças que serão implantadas em 2017.
O presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, juntamente com os diretores Haroldo do Rosário Vieira, José Branisso e João Botelho apresentaram o posicionamento da entidade frente a situação da CASSI, o projeto de lei sobre os fundos de pensão e alguns serviços que a ANABB disponibiliza para os seus associados.
Para encerrar a manhã de trabalho, o consultor de gestão Luis Antonio Brum conversou com os dirigentes sobre Gestão de Negócios x Gestão nas AABBs. Na oportunidade, Brum falou sobre as semelhanças entre gestão nas AABBs e nas organizações, com foco em dois processos: Operacionais x Gerenciais, levando os dirigentes a trabalharem mais voltados para o foco gerencial/estratégico. “Com foco no processo gerencial a gestão se caracteriza como eficiente”, avaliou.
Aplaudido de pé, o professor Marins abriu os trabalhos da tarde desta terça-feira traçando um panorama comparativo das principais economias do mundo e as oportunidades que se apresentam para o Brasil nos próximos anos.
Para finalizar o dia, a diretoria da FENABB, formada pelo presidente Rene acompanhado dos vice-presidentes Clodoaldo Nascimento, Jezreel Agra, Pedro Paulo Campos Magno e Waldyr Peixoto fizeram uma plenária, onde tiraram dúvidas dos dirigentes em um enriquecedor bate-papo. A mascote da FENABB, o FENABBINHO, fez uma rápida aparição no encerramento para a foto geral com o público.
Na noite desta terça-feira (11/10), os participantes do encontro se reuniram no Bangalô da AABB para um jantar de confraternização em alusão aos 39 anos da FENABB. Além da diretoria da FENABB, também estiverem presentes os vice-presidentes do Banco do Brasil Paulo Ricci e Júlio César Oliveira, os diretores Carlos Célio e Tarcísio Hubner acompanhados do gerente executivo Emerson Zanin.