Terça-feira, 19 de setembro, um dia útil que ficou com cara de fim de semana por causa da energia e do entusiasmo do Sarau Cultural Sambas-Enredo, contemplado com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.
O salão principal da AABB Brasília começou a ecoar os batuques da percussão, ainda na parte da tarde. Crianças e adolescentes do AABB Comunidade Casa Azul e da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – Apabb participaram de uma oficina com o músico Ismael Ratz.
Todos estavam bastante animados e começaram a entender os ritmos apenas batendo palmas, depois, cada um recebeu um instrumento e logo começaram a formar os primeiros sons. Aprenderam a tocar o agogô, caixa, cajon, chocalho, entre outros.
Saulo Jonas Lima, de 22 anos, tem síndrome de down, e faz parte da Apabb. Ele disse que gostou muito da oficina e dos instrumentos. “Eu toquei o agogô e desfilei, isso foi muito divertido, eu adoro música”.
A mãe de Saulo, Fortunata Lima, acompanhou o filho e ficou admirada com a oficina. “Achei muito interessante, sempre que tiver, ele vai participar. Vi o meu filho se divertindo, encantado com os instrumentos e fazendo novas amizades, isso é maravilhoso”.
A educanda do AABB Comunidade Casa Azul, Tayla Vitória, de 12 anos, diz que a experiência foi um sucesso. “Foi muito bom participar do Sarau, aprendemos a tocar alguns instrumentos e isso me incentivou, ainda mais, a conhecer outros tipos de percussão”.
Durante o evento, teve exposição dos ceramistas Juliane Mesquita Obando, Andréa Alfaia dos Santos e Felipe Laraia. Além do ateliê Mangelo’s Artes Plásticas, dos irmãos Willian e Wellington D´Ângelos.
Noite dos Sambas-Enredos
Foi de arrepiar. O som das baterias, as fantasias, os passistas, os intérpretes dos sambas de enredo apresentados no Sarau Cultural. Aja fôlego para acompanhar a energia dos integrantes das Escolas de Samba Acadêmicos da Asa Norte e da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), que intercalaram 12 sambas-enredo do Rio de Janeiro e cantaram juntos uma das composições mais belas da história do carnaval “O Amanhã”, da Ilha do Governador, de 1978.
Antes do Sarau, as agremiações fizeram a apresentação dos Sambas-Enredo de 2023, com direito a desfile e paradinha das baterias. Cada uma passou pela passarela da AABB 8 vezes, com a mesma alegria do início ao fim.
Os 13 sambas de enredo do Sarau são de sete agremiações dos grupos de acesso e especial do Rio de Janeiro: Mangueira, Salgueiro, Portela, Paraíso do Tuiuti, Ilha do Governador, Vila Isabel e Império Serrano, composições que fizeram história nas décadas de 1932 a 2018.
Foram distribuídos encartes com as letras dos sambas-enredos, com edições em braile. A plateia cantou junto, sambou e invadiu a passarela. Todos foram tomados pela emoção e pela alegria. A servidora pública Cristiane Barbosa diz que tudo estava ótimo. “A decoração, animação e a escolha do tema estavam maravilhosas. Quando a ARUC interpretou Aquarela Brasileira, a escola teve a sensibilidade de prolongar, fez até um corredor pra gente. A AABB e a FENABB estão de parabéns por incentivar programas desse tipo, vemos os clubes muito ativos no que diz respeito aos esportes, mas pouca atenção para cultura, o que não é o caso dessas duas instituições. Continuem assim, nós precisamos de mais momentos como estes”, declara.
O eletricista e artesão José Hildo Galindo achou o Sarau organizado, surpreendente e divertido. “A interação das duas escolas em agradar ao público com tanta simpatia foi o ponto alto das apresentações. Este evento foi uma iniciativa certeira, que engrandece a cultura de forma genuína, e nem cobrou ingresso”, enfatizou.
Durante o evento, o artista plástico Arcanjo Jorge fez uma pintura em tela para retratar a alegria e beleza do tema. A arte foi apresentada ao final do Sarau.
Gustavo Boeira, Presidente da FENABB, agradeceu a participação do público e do investimento do FAC. “Foi uma noite muito feliz, e reconhecemos o trabalho e dedicação dos colaboradores e de toda a Diretoria da FENABB e da AABB, que idealizaram este evento. É muito gratificante ver uma manifestação cultural desta magnitude em nossa Associação”, conclui.
Abraçados, os presidentes das Escolas, Rafael Fernandes (ARUC) e Jansen de Melo (Acadêmicos da Asa Norte), fizeram questão de falar deste encontro das agremiações. “Somos concorrentes apenas na avenida, e aqui mostramos o quanto nos admiramos e nos respeitamos, obrigada pela oportunidade”, disse Rafael. Jansen reforçou esta parceria, e diz que o Sarau da AABB foi maravilhoso.
A 14ª edição do Sarau Cultural Sambas-Enredo foi transmitida ao vivo no canal da TV FENABB, no YouTube. Se você perdeu ou quer rever os melhores momentos, basta clicar aqui. Toda a transmissão foi traduzida em Libras, pelos intérpretes Kelly Aguayo e Wilson Ribeiro.